segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Curso de Formação - Educação Infantil

          A Igreja Presbiteriana Independente de Ribeirão Preto sediou no último dia 20 de agosto o seu primeiro Curso Introdutivo para Professores Evangelistas de Crianças. Entre os temas abordados, estiveram as lições bíblicas, cânticos e versículos que devem ser trabalhados em salas de educação infantil nas nossas igrejas. Entre os propósitos, a transmissão da necessidade urgente de alcançar as crianças e a apresentação de métodos eficientes na evangelização e ensino dos pequenos.
          A supervisão e todo o material do curso ficaram por conta do escritório da Apec, a Associação Pró-Evangelização das Crianças, sediado na cidade de Presidente Prudente. A Missionária Edeméa Souza Santos, que há onze anos atua na área de evangelização infantil foi a responsável pelas aulas. Ela coordena o Departamento Infantil da IPI de Presidente Prudente. Participaram da programação, membros da IPI de Ribeirão Preto, Catanduva e Jaboticabal.

A Missionária Edeméa durante o curso na IPI Ribeirão Preto

Grupo de membros das IPIs de Ribeirão, Jaboticabal e Catanduva que participaram da atividade

Firme Fundamento

“Como passa a tempestade, assim desaparece o perverso, mas o justo tem perpétuo fundamento” (Pv 10.25)

            Nos últimos dias os Estados Unidos tem se preparado para enfrentar uma grande tempestade. A previsão é que o Furacão Irene cause muito estrago na costa leste americana e que o prejuízo seja de bilhões de dólares. Tempestades como esta são intensas, perigosas, e provocam grandes desastres, mas elas passam e desaparecem. Depois que se vão, deixam um rastro de destruição e lembranças amargas.
            Recentemente no Brasil, no estado do Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo foram devastadas por uma terrível tempestade. Foi rápida, mas deixou marcas indeléveis. Mais de mil pessoas foram soterradas pela lama e suas casas arrastadas por deslizamentos.
            Conforme o texto de Provérbios 10.25, assim é a vida do homem perverso. Passa como uma tempestade e deixa marcas devastadoras. Se o perverso é levado pela avalanche, o justo tem fundamento perpétuo. Como a árvore plantada junto às águas, ele está firmado na rocha dos séculos, que nunca se abala. Ele é como um edifício, cujo fundamento perpétuo é Cristo. Sua vida é inabalável e estabilidade é constante.
            Mesmo que a tempestade venha o justo não é desarraigado, porque sua confiança não está na força do seu braço, nem na sua riqueza ou sabedoria, mas no Deus Todo-Poderoso, criador e sustentador do universo. Louvado seja Deus que sustenta a nossa vida e nos concede um firme alicerce, no qual, independente do tamanho da tempestade, ficaremos firmes.

Extraído do Boletim semanal - 14/08/2011
IPI Ribeirão Preto

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Amor de Pai

          Na Palavra de Deus, mais precisamente no livro de II Samuel, encontramos uma história verídica do que o amor de um pai para com um filho é capaz. Absalão foi um filho muito amado por Davi, seu pai e rei de Israel. Como um filho amado, era esperado que Absalão honrasse e amasse a Davi. Mas, ao invés disto, ele só traz tristezas e decepções para o pai. Para começar, Absalão mata seu próprio irmão, Amnon (II Sm 13.37), que havia cometido incesto com sua irmã Tamar. Mesmo com este grave acontecimento, Davi recebe Absalão de volta.
          Logo após, Absalão "furtou" o coração dos homens que eram fiéia a Davi. E após conseguir a confiança desses homens conspirou contra o trono e obrigou Davi a fugir para salvar sua vida (II Sm 15). Para humilhar seu pai, Absalão se deita com suas concubinas. E se não bastasse todos esses absurdos, ainda persegue duramente Davi e seus homens procurando matá-los (II Sm 16-17). O rei Davi teria todos os motivos para odiar seu filho, amaldiçoá-lo e jamais querer vê-lo novamente. Mas, ao contrário disso, Davi tem uma atitude de pai. Quando os homens de Davi estavam prestes a sair e guerrear contra Absalão, o rei pede para Joabe que tratasse seu filho com ternura e carinho (II Sm 18.5).
          Logo após a batalha, Davi recebeu o mensageiro que traria a notícia da vitória de seus homens sobre Absalão. Antes que o mensageiro proferisse qualquer palavra, Davi, demonstrando grande preocupação, pergunta se Absalão está bem (II Sm 18.29). E ao saber que seu filho havia morrido em batalha, Davi lamenta profundamente e, chorando, diz que preferia ter morrido em seu lugar (II Sm 18.33). Este é o amor incondicional que os pais devem ter para com seus filhos. Amor que o Pai que está nos céus tem por nós !

Extraído do Boletim semanal - 14/08/2011
IPI Ribeirão Preto

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

IV Encontrão da Família

1º de Agosto: Dia do Presbítero (a)

"Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós..." (1 Pedro 5.1:2)

     Nossa Igreja decidiu escolher um dia para lembrar e homenagear nossos presbíteros e presbíteras: dia primeiro de agosto. Foi nesse dia, em 1862, que foram eleitos os primeiros presbíteros do Brasil. Por coincidência, o primeiro de agosto marca também a organização do primeiro presbitério da nossa igreja.
     Nossa palavra de gratidão a esses dedicados servos e servas de Deus os quais têm, ao lado dos pastores, a responsabilidade pela liderança e supervisão espiritual do rebanho do Senhor. Como pastores temos tido o privilégio de contar com a valiosa ajuda desses irmãos e irmãs na liderança, no cuidado pelas ovelhas do Senhor, na administração dos interesses da igreja e no enfrentamento das dificuldades e desafios.
     Nossa palavra de incentivo aos presbíteros e presbíteras para que, a cada dia, sejam, juntamente com seus pastores, autênticos cuidadores do rebanho que Deus nos tem dado. O apóstolo Pedro nos lembra essa tarefa comum: cuidar do rebanho a nós confiado. O rebanho, portanto, pertence ao Senhor e a Ele prestaremos contas dessa responsabilidade. O apóstolo Paulo nas suas recomendações aos presbíteros de Éfeso (At 20.28) dizia: "Atendei por vós e pelo rebanho", lembrando a importância e a necessidade do cuidado pessoal para que, empenhados nessa tarefa, não viessem a fracassar na vida pessoal.
     Que o grande e supremo Pastor nos capacite para a abençoada tarefa que ele nos tem dado.

Extraído do Boletim semanal - 07/08/2011
IPI Ribeirão Preto


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Jovens fazem Profissão de Fé na IPI Ribeirão

Nos últimos dois domingos, a IPI Ribeirão Preto recebeu três novos membros. Os irmãos Isabela Ribeiro Reis Charro Quirino e Leonardo Ribeiro Reis Charro Quirino, filhos do casal Roberto e Cristina; e Bianka Jurca Gonçalves da Motta, filha do casal Kleber e Fátima. As profissões de fé desses jovens reservaram momentos marcantes para as famílias presentes, convidados e toda a igreja. Foi emocionante ver a obra de Deus na vida deles e assistir o reconhecimento que fizeram ao aceitarem Jesus Cristo como único Salvador das suas almas. Que Deus continue mantendo Bianka, Isabela e Leonardo firmes na fé !  

Bianka durante sua Profissão de Fé com o Rev. Bruno

Os irmãos Leonardo e Isabela aceitando Jesus como Salvador